top of page
Buscar
  • Enzo Amato

Como começar no triathlon

Partindo do pressuposto de que você já vem treinando uma das modalidades, ou seja, não me refiro neste texto a alguém que vá sair do sedentarismo e começar a praticar 3 modalidades esportivas de uma vez. Considero que você já tem seus dias e horários de treino.

Uma boa estratégia é dar atenção à constância das duas modalidades que você tem menos experiência, ou seja, tente fazer a maior quantidade de dias possíveis, sem muita preocupação com a intensidade. O importante neste início é você se adaptar o mais rápido possível a uma modalidade que você não pratica, e somar dias é uma boa maneira de se acostumar. Depois você vai adicionando intensidade aos treinos.

Outra característica importante de quem faz triathlon é ter a agenda organizada, seu tempo será precioso, você não vai deixar de trabalhar ou passar tempo com sua família por causa do triathlon, na verdade você vai se organizar melhor para poder fazer tudo. Você vai perceber que a quantidade de tempo que direcionava a uma modalidade, vai ser compartilhado com outra/s. Quando passar a fase de quanto mais vezes melhor, você vai se dedicar a qualidade de cada treino, ou seja, a intensidade passará a ser um fator importante que direcionará seus treinos. Nesta fase a organização do que fazer em cada treino é primordial para que atinja seu potencial em cada modalidade, não dá para fazer força em todas as modalidades a semana inteira, nem ficar só "rodando", é preciso saber o que fazer cada dia em cada disciplina.

Outro detalhe importante é ter a possibilidade de treinar pelo menos 2 modalidades no mesmo local, isso facilita na otimização do seu tempo.

Se você acha que tem esse poder organizacional, comece a experimentar, adicione uma modalidade à sua rotina e depois de uns meses, outra mais.


Enzo Amato é profissional de Educação Física, treina pessoas desde 2003, começou no Triathlon em 1999 fez 7 Ironman e treinou muita gente para seu primeiro triathlon.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Seu desafio já começou.

Para alçar novos objetivos você deve começar a programar seus treinos com antecedência. Fixe algumas metas intermediárias: Se vai para uma nova distância daqui vários meses, estabeleça quando terá que

Patagonia Run (dicas para sua preparação)

A prova mais bem organizada que já vi, e olha que eu já corri muito. Recomendo para pessoas que não tem muita experiência em provas de trilha por alguns motivos. Passa por lugares de fácil acesso a ve

Principais provas que fiz.

Valhöll Argentina by UTMB, 128km em 2023; Tutan 21km em 2022; Ironman 70.3 San Juan em 2022; Maratón de San Juan, 42km em 2021; Patagonia Run, 42km em 2021; Aconcágua Ultra Trail, 60km em 2019; Ultra

bottom of page